Manuel Gomes Dias

 

Manuel Gomes Dias


 O Padre Manuel Gomes Dias nasceu em Fornelos, Ponte de Lima, em 4 de Maio de 1933, e faleceu em Viana do Castelo, em 2 de Abril de 2015.

Foi um pároco com uma intervenção corajosa, aberta e esclarecida nas paróquias por onde passou; Professor do Ensino Secundário, particular e oficial; Colaborador da imprensa regional; Membro da Comissão Organizadora das Feiras Novas, cujo principal contributo foi a organização dos Cortejos Históricos; Membro da Comissão Instaladora do Instituto Limiano – Museu dos Terceiros; Membro da Comissão Diocesana de Arte e Cultura; Responsável pelo Museu Diocesano de Arte Sacra, na fase da sua instalação, e seu Director Emérito, a partir de 2008; Presidente da Direcção do Clube Desportivo Os Limianos .

O seu gosto pela Arqueologia traduziu-se numa intensa actividade que o levou a calcorrear vezes sem conta o concelho de Ponte de Lima, e frutificou numa inventariação de ruinas e vestígios arqueológicos existentes na área do município, que se repercutiu na publicação de vários estudos da sua autoria ou de outros investigadores, incluindo professores universitários.

Foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal Grau Prata – Mérito Cultural, atribuída pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, em Reunião Ordinária de 29 de Dezembro de 1995, pela sua contínua acção em prol da defesa e salvaguarda do Património Arqueológico e Arquitectónico do Concelho de Ponte de Lima. 

Fonte: Revista LIMIANA n.º 30 de Dezembro de 2012

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões