João Gomes de Abreu de Lima

 

João Gomes de Abreu de Lima


 

O Dr. João Gomes de Abreu de Lima, um dos maiores Vultos da vida política e social de Ponte de Lima, nasceu no Moxico, em Angola, em 4 de Julho de 1922, e faleceu em Ponte de Lima, em 16 de Janeiro de 2016.

Do seu notável percurso de vida,  destacam-se  os seguintes cargos e funções:

- Sub-Delegado, em Braga, do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência;

- Delegado do mesmo Instituto na Ilha da Madeira;

- Presidente da Junta de Acção Social, em Lisboa;

- Secretário-Geral da CCUP – Companhia de Celulose do Ultramar Português, instalada no Alto Catumbela, em Angola;

- Administrador da mesma Companhia, em Lisboa, em acumulação com o cargo de Director-Geral no Alto Catumbela;

- Vice-Presidente do Conselho de Administração da mesma Companhia;

- Administrador da Algodoeira Agrícola de Angola;

- Membro do Conselho de Administração da CELNORTE – Celulose do Norte, SARL;

- Deputado pelo círculo de Viana do Castelo durante quatro legislaturas consecutivas, a partir de 1976;

- Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima durante três mandatos consecutivos, a partir de 1976, cargo que exerceu em acumulação com os mandatos de deputado;

- Pioneiro do Turismo de Habitação em Portugal;

- Um dos fundadores da TURIHAB – Associação do Turismo de Habitação.

Na sua passagem por Coimbra, na década de 40, praticou desporto de alta competição, participando nos Campeonatos Universitários e nos Campeonatos Nacionais de Juniores, em que foi laureado pelos êxitos alcançados, nomeadamente nas provas dos 200 metros; dos 250 metros, em que igualou o record nacional; nos 1500 metros; no salto em comprimento; e nas estafetas de3x300, 4x100 e 4x400 metros.

Em 1963, foi condecorado pelo Presidente da República com a Comenda do Mérito Industrial, em reconhecimento da sua actuação nos cargos que desempenhou na CCUP – Companhia de Celulose do Ultramar Português.

Em 1997, foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal Autárquico atribuída pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, em Reunião Ordinária de 27 de Janeiro desse ano.

Em 2018, foi homenageado pela Câmara Municipal de Ponte de Lima através da atribuição do topónimo “Praceta Dr. João Gomes de Abreu de Lima”, tendo a cerimónia de descerramento da respectiva placa toponímica decorrido no local, em frente à Escola Secundária de Ponte de Lima, em 26 de Outubro de 2018.

Fontes:
Revista LIMIANA n.º 35, de Dezembro de 2013
Município de Ponte de Lima

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões