Sebastião Correia de Sá e Meneses – Marquês e Conde de Terena; Visconde de S. Gil de Perre – nasceu em S. Martinho de Salreu, Estarreja, em 20 de Fevereiro de 1766, e faleceu no Porto, em 4 de Julho de 1849.
Foi o primeiro Senhor da Vila de Bertiandos e administrador do primeiro morgadio de Bertiandos (Ponte de Lima).
Na vigência do Liberalismo, desempenhou diversos cargos políticos, exercendo também as funções de Desembargador da Casa da Suplicação e, de 1841 a 1848, as de Reitor da Universidade de Coimbra, pasta bastante complicada, face à conturbada conjuntura política vivida naquele período.
Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo e eleito Par do Reino.
Foi distinguido com os títulos nobiliárquicos de Visconde de S. Gil de Perre, de Conde de Terena e de Marquês de Terena.
Foi ainda distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu último título nobiliárquico a uma rua de Ponte de Lima (Rua Marquês de Terena).
Fontes:
- Figuras Limianas, Edição do Município de Ponte de Lima, 2008
- Topónimos da Vila - Ponte de Lima; Autor: António Barbosa; Edição do Município de Ponte de Lima, 2016
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões