Simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, em Ponte de Lima

 
« Retroceder

Simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, em Ponte de Lima


No Palacete Villa Moraes, dias 3 e 4 de março de 2023

 

O Município de Ponte de Lima, em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o Consórcio Minho Inovação, organiza o primeiro simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho - 1st Gastronomy Symposium of Alto Minho, que decorre nos próximos dia 3 e 4 de março, no Palacete Villa Moraes, em Ponte de Lima.

Este simpósio é a primeira iniciativa concreta para o desenvolvimento do Laboratório de Gastronomia de Ponte de Lima. Pretende-se com este evento criar um espaço privilegiado de debate e discussão de ideias sobre os desafios, ameaças e oportunidade que a alimentação e a gastronomia enfrentam, desde a produção de recursos endógenos ao aumento dos padrões de qualidade de vida.

Numa discussão temática sobre gastronomia e inovação culinária, que protagonizam académicos, investigadores, consultores, chefs e empreendedores, numa análise cuidada sobre diversas experiências de sucesso a nível internacional, será um momento para interagir e refletir sobre o futuro do Alto Minho como região gastronómica e de Ponte de Lima como sua referência, num momento em que se anuncia uma das suas referências gastronómicas o “Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima” com o registo comunitário de Especialidade Tradicional Garantida.

Será um momento irrepetível para contactar e debater com reconhecidos especialistas nacionais e internacionais sobre Gastronomia, Turismo, Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade Alimentar. Um convite para aprender mais, conhecer tradições e valorizar o Alto Minho.

Este primeiro simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, contará com a participação, no primeiro dia, de Michele Filippo Fontefrancesco, da Università degli Studi di Scienze Gastronomiche, Itália, e os Chef’s nacionais João Rodrigues, do restaurante Monda e Projeto Matéria, e Liliana Duarte, do restaurante Cor de Tangerina, debatendo a tradição e inovação para um desenvolvimento sustentável do território.

Ainda no primeiro dia, a sessão que irá abordar a temática da Comida e Cultura contará com a participação de Colin Sage, da Independent Research Scholar, Irlanda, e Álvaro Campelo, da Universidade Fernando Pessoa. Rafael Oliveira, da SWORLD – Food and People Consulting, fará a apresentação do Referencial Gastronómico do Minho.

No dia 4 de março, na primeira sessão que abordará o tema da Cadeia de Valor do Turismo Gastronómico num Destino Turístico, terá a participação de Inãki Gaztelumendi, da United Nations World Tourism Organization, Espanha, John D Mulcahy, da Innovation and Growth Advisors Ltd , Irlanda, e  Claudio Cecchinelli, da Bergamo Creative City of Gastronomy UNESCO.

Já o segundo e último painel, subordinado ao tema Novos Negócios Emergentes através da Gastronomia, ficará a cargo de um representante do Basque Culinary Center, do Chef Diogo Novais Pereira, do restaurante Porinhos, e Nuno Vieira e Brito, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, fará a apresentação da ETG – Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima.

O evento contará com tradução em simultâneo para português.

As inscrições, gratuitas mas obrigatórias, podem ser efetuadas em https://www.cm-pontedelima.pt/pages/1683.

 

Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
16 de fevereiro de 2023

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões