Apresentação do livro

 
« Retroceder

Apresentação do livro


Auditório Municipal de Ponte de Lima, dia 4 de março, às 16 horas

 

Integrada nas comemorações que assinalam o 4 de Março, Dia de Ponte de Lima, e na Sessão Solene a realizar no Auditório Municipal, vai ser apresentada ao público a segunda edição do livro Rainha D. Teresa «… E Fez Vila o Lugar de Ponte», da autoria do limianista Amândio de Sousa Vieira.

Esta é uma nova versão da obra publicada no ano 2000 pelo próprio autor há mais de vinte anos, agora revista e aumentada, e editada pelo Município de Ponte de Lima.

O presente livro é um documento fundamental para a compreensão da figura histórica que fundou a nossa vila. Retomando a versão original, Amândio de Sousa Vieira expandiu o seu plano original e incluiu nesta edição também as ligações de D. Teresa com outras freguesias do nosso concelho, como a Correlhã e Refoios do Lima. Uma parte fundamental desta obra renovada é consagrada a evocar um alargado conjunto de eventos e manifestações culturais que ocorreram nas últimas décadas, fruto da iniciativa da sociedade limiana e do Município, que provam a relevância crescente que D. Teresa foi assumindo para os limianos.

 

Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
24 de fevereiro de 2023

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões