Sessões de incentivo ao livro e à leitura

 
« Retroceder

Sessões de incentivo ao livro e à leitura


 

O Município de Ponte de Lima está a reforçar a sua aposta na promoção de iniciativas lúdicas e culturais destinadas a famílias com bebés e crianças.

Este tipo de sessões, agregadas ao projeto da Bebéteca, decorrem na Biblioteca Municipal, no último sábado de cada mês, e serão uma das áreas de ação prioritária. Considerando que vivemos numa era onde o digital prevalece e a atenção das crianças é cada vez mais disputada por dispositivos eletrónicos, torna-se fundamental um maior investimento no incentivo ao livro e à leitura desde tenra idade.

Assim, através da literatura infantil recorre-se a estratégias diversificadas e implementam-se ações de estímulo à descoberta de novos livros, que serão convertidas em sessões de encenação de leitura, baseadas em histórias e contos, que proporcionarão momentos de partilha agradáveis e construtivos entre pais e filhos e permitirão o desenvolvimento de múltiplas competências nas crianças.

A última ação com histórias decorreu no dia 29 de outubro de 2022 e contou com uma sessão de leitura encenada do conto “A bruxinha que queria ser fada”, da autoria de Roberto Klotz, tendo-se seguido um momento musical.

A iniciativa é gratuita, mas requer inscrição, pois a lotação é limitada.

Para mais informações contacte a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima através do correio eletrónico (biblioteca@cm-pontedelima.pt) e do telefone (258900411).

A participação neste tipo de iniciativas em torno do livro e da leitura são essenciais para o crescimento saudável das crianças, pois permitem um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis, reforçam competências para a compreensão do mundo em constante transformação e para o fomento da literacia emergente.

 

Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
20 de outubro de 2022

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões