Expressão poética de Florbela Espanca em exposição na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima

 
« Retroceder

Expressão poética de Florbela Espanca em exposição na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima


 

O Município de Ponte de Lima, através da Biblioteca Municipal, está a promover, desde 21 de Dezembro (mês em que se assinala o aniversário e o desaparecimento da poetisa), uma exposição sobre a vida e obra de Florbela Espanca (1894-1930).

Intitulada “A expressão poética de Florbela Espanca, “esta exposição aborda a vida, a produção literária e o pensamento daquela que é considerada uma das mais importantes figuras femininas da literatura portuguesa.

Ao longo dos seus breves, porém intensos, trinta e seis anos, escreveu poesia, contos, um diário e epístolas, tendo sido responsável pela tradução de vários romances para a língua portuguesa e pela colaboração em revistas e jornais.

A vida cheia de episódios controversos e a sua postura pouco comum para uma mulher àquela época elevaram Florbela ao posto de uma das primeiras feministas de Portugal.

A mostra biobibliográfica desta exímia sonetista decorre de 21 de dezembro de 2020 a 31 de março de 2021 na varanda interior da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.

Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
23 de dezembro de 2020

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões