Biblioteca Municipal de Ponte de Lima renova laços de união com instituições de Terceira Idade

 

Biblioteca Municipal de Ponte de Lima renova laços de união com instituições de Terceira Idade


 

O Municipio de Ponte de Lima, através da Biblioteca Municipal, vai dar seguimento ao Projeto BiblioSénior que abarca todas as instituições de Terceira Idade do concelho de Ponte de Lima.

Na atual conjuntura, sendo impossível a deslocação presencial da Biblioteca Municipal às IPSS’s e não pretendendo, de forma alguma, perder os laços de amizade e afinidade que foram construídos com todos os séniores, ao longo destes últimos anos, a BMPL preparou e renovou formas de trabalhar a pensar nestas instituições.

Assim, a partir do desenvolvimento de sessões em modalidade online, ambiciona-se reforçar os laços de proximidade e de união que sejam reveladores e disseminadores de esperança, com momentos lúdicos e culturais que serão dinamizados e colocados à disposição de todas as instituições participantes.

Para tal, solicitamos a colaboração de cada instituição para participar no projeto de forma ativa e em parceria com a Biblioteca, que desenvolverá sessões à distância, lançando desafios à comunidade sénior. Estes, por sua vez, com a ajuda dos técnicos das instituições, terão que realizar um trabalho (recolha de testemunhos orais sobre temas locais, músicas, lendas, provérbios, jogos, costumes e tradições, pinturas, entre outros), procederem à filmagem ou à captação de fotografias e enviarem os resultados finais para biblioteca@cm-pontedelima.pt.

Todos os trabalhos serão posteriormente transformados em vídeos e partilhados nas redes sociais do Município de Ponte de Lima.

Todos juntos seremos mais fortes! 

A Biblioteca continua a trabalhar e a pensar em vós!

 

Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
15 de dezembro de 2020

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões