Fotobiografia de António Feijó

 

Fotobiografia de António Feijó


 

Foi apresentado no dia 21 de Dezembro de 2019, no Palacete Villa Moraes, em Ponte de Lima, o livro “Fotobiografia de António Feijó”, de José Cândido de Oliveira Martins e de Amândio Amorim de Sousa Vieira, editado pelo Município de Ponte de Lima, no ano em que se comemoraram os 160 anos do nacimento do maior escritor de Ponte de Lima, que se distinguiu também como prestigiado diplomata português.

Com 350 fotografias oriundas de arquivos de famílias limianas e do espólio de António Feijó, o livro mostra o homem, o poeta e o diplomata, no efervescente contexto histórico-cultural do último quartel do séc. XIX e inícios de séc. XX.

De figura culta, ilustrada e cosmopolita, este distinto limiano distinguiu-se no panorama internacional como admirável diplomata e poeta de espírito romântico, meditativo e melancólico.

Esta obra surge da iniciativa de Amândio Amorim de Sousa Vieira, já no ano de 2001, seguindo-se o convite do mesmo ao Professor e Ensaísta José Cândido de Oliveira Martins.

A jornada iniciada nesta altura “foi longa e com altos e baixos” e, segundo Amândio Vieira, “só se concretizou no aparecimento deste livro graças à insistência demonstrada em variadas ocasiões por parte do Eng. Victor Mendes”, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

O prefácio da obra “Fotobiografia de António Feijó” foi deste modo escrito pelo autarca, que realça a excelência desta que é “uma das personalidades mais elevadas da literatura local e mais representativas de Ponte de Lima”, não só no campo profissional, mas também no campo pessoal.

 

Saber mais sobre António Feijó

Saber mais sobre José Cândido de Oliveira Martins

Saber mais sobre Amândio Amorim de Sousa Vieira

 

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões