Exposição “A Escola Primária do Estado Novo: da sala de aula ao recreio”

 

Exposição “A Escola Primária do Estado Novo: da sala de aula ao recreio”


Museu do Brinquedo Português, em Ponte de Lima, de 11 de outubro a 13 de dezembro 2019

 

O Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta (UAb) em Ponte de Lima, em colaboração com o Museu do Brinquedo Português e o Município de Ponte de Lima e com o apoio do GRUPOEDE do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), apresentam a Exposição “A Escola Primária do Estado Novo: da sala de aula ao recreio”, a decorrer na sala de exposições temporárias no Museu do Brinquedo Português em Ponte de Lima.

A Exposição pretende proporcionar uma revisitação ao passado ligado à ideologia do sistema educativo do Estado Novo, a fim de fomentar a partilha de conhecimentos sobre as vivências escolares de diferentes épocas, dando a conhecer aos mais jovens o funcionamento da Escola do Ensino Primário. Por outro lado, trazer à memória dos mais velhos as vivências de tempos passados, onde se inseriu a sua formação escolar no período da infância.

A iniciativa consiste na apresentação de objetos e materiais utilizados numa sala de aula do Ensino Primário do Estado Novo, permitindo ao público explorar a história dos objetos e seu papel social na família e na escola: as carteiras dos alunos, secretária do professor, mapas didáticos, material didático (pesos, ábacos, balança, conjuntos de letras e algarismos, material de medição, livros, canetas de aparo, lousas, tinteiros, carimbos, diploma e prova da 4.ª classe, regulamentos, inventários, etc.), caixa métrica, livro de ponto, os instrumentos de castigo, o relógio, o crucifixo e as imagens de António Salazar e Óscar Carmona. Desta forma, estimula-se a participação da comunidade no resgate e preservação da memória, valorizando o património material e imaterial do concelho.

A inauguração teve lugar no dia 11 de outubro, tendo-se seguido a realização de uma tertúlia com o título “A escola do meu tempo”, com a presença de Professoras de Ensino Primário que lecionaram na época do Estado Novo e também alunos que vivenciaram o Ensino dessa época.

A Exposição estará disponível para o público em geral, mas também se destina à comunidade escolar.

 

Visitas guiadas

Para inscrição de turmas em visitas guiadas, até ao dia 13 de dezembro, deve ser manifestado interesse através do formulário disponível em

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdyYiL9iIlmgVseG84UWitrVkupvgSrP7rdOI5vdQO3QkWtkQ/viewform?vc=0&c=0&w=1

 

Informações e inscrições:
CLA da UAb em Ponte de Lima
Contactos: 915676349/cla_ponl@uab.pt

 

Fonte: Município de Ponte de Lima

 

Fotografias: Amândio de Sousa Vieira

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões