CRIARTE em Ponte de Lima

 

CRIARTE em Ponte de Lima


De 23 a 27 de julho de 2019

Workshops: cenografia, expressão dramática, música, canto, dança contemporânea, esculturas de rua e espetáculos de rua

 

 

Ponte de Lima será palco da 9.ª edição do CRIARTE, um projeto dinamizado pela Delegação de Ponte de Lima da APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo, com o apoio de diversas parcerias e cofinanciado pelo programa de financiamento do INR - Instituto Nacional para a Reabilitação.

De 23 a 27 de julho de 2019, pretende-se reunir todos os que têm em comum o interesse e gosto pelo universo artístico na sua multiplicidade de saberes e tecnologias, numa Residência artística com vários workshops: cenografia, expressão dramática, música, canto, dança contemporânea; esculturas de rua e espetáculos de rua.

Desenrolando-se na esfera dos Confrontos, onde o Eu se cruza na alma do Ser, numa crescente harmonia entre os sonhos, as expetativas, os desejos de ter, ver, mudar, arriscar… Onde o estranho afirma o seu lugar e a criatividade não termina na sua essência… A arte surge e emerge numa esfera de confrontos, onde eu sei quem sou, mas anseio encontrar-me.

Integrado no programa do Festival Percursos da Música, projeto dinamizado pelo Município de Ponte de Lima, serão apresentados dois espetáculos: no dia 26 de julho, o resultado da Residência artística, que decorre durante a semana e conta com a presença de participantes de vários pontos do país, e de um grupo de Itália. O espetáculo de encerramento – Tendências em confronto, a ter lugar no dia 27 de julho, resulta da parceria com autores de diversas áreas (moda, música, dança, artes plásticas) e promete ser um evento multifacetado, onde se confrontam e coexistem diversas manifestações artísticas.

Fonte: Município de Ponte de Lima
17 de julho de 2019

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões