Prémio Nacional da Paisagem 2018

 

Prémio Nacional da Paisagem 2018


Área Protegida de Ponte de Lima recebeu a Menção Especial atribuída no âmbito do Prémio Nacional da Paisagem 2018

 

 

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima e Presidente da Comissão Diretiva da Área Protegida, Eng.º Victor Mendes, e a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima e Vogal da Comissão Diretiva da Área Protegida, Eng.ª Mecia Martins, marcaram presença, no passado dia 20 de fevereiro, na Cerimónia de Entrega do Prémio e das Menções Especiais do Prémio Nacional da Paisagem 2018, realizada na Sala “O Século” do Ministério do Ambiente e Transição Energética.

A Menção Especial atribuída à Área Protegida foi entregue pela Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Dra. Célia Ramos, no decorrer da cerimónia que contou ainda com intervenções por parte do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, Eng.º João Pedro Soeiro de Matos Fernandes, da Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo da Região Autónoma dos Açores, Dra. Isabel Vieira Guerreiro, da Diretora-Geral do Território, Dra. Fernanda do Carmo e da Presidente do Júri do Prémio, Dra. Maria José Festas.

Recorde-se que, para o Júri do Prémio Nacional da Paisagem, o Projeto de Conservação e Valorização do Património Natural das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, destaca-se pelo envolvimento coletivo nas iniciativas de conservação da natureza, pelo contributo para o reforço da coesão social daquele território e para o desenvolvimento rural com base na valorização da paisagem e cultura rural minhotas.

De acordo com a informação disponibilizada no site do Prémio, a 2.ª edição do Prémio Nacional da Paisagem registou 27 candidaturas, submetidas até 30 de novembro de 2018, com grande envolvimento dos municípios que correspondem a 70% do total de candidaturas apresentadas.

Fonte: Município de Ponte de Lima
25 de fevereiro de 2019

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões