A Zona Húmida das Lagoas de Ponte de Lima vai às escolas

 
« Retroceder

A Zona Húmida das Lagoas de Ponte de Lima vai às escolas


Data: 4 de Fevereiro de 2019

 

 

A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, reconhecida, no âmbito da Convenção de Ramsar, como Zona Húmida de Importância Internacional, em 2005, vai apresentar-se, no dia 04 de fevereiro, em direto, às escolas do concelho de Ponte de Lima.

Depois de vários anos de comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas de portas abertas à comunidade, e tendo em consideração o tema proposto para o ano de 2019 “Zonas Húmidas e as Alterações Climáticas”, pretende-se, com esta iniciativa, dar continuidade aos trabalhos de implementação do projeto School4All nos quatro agrupamentos de escolas de Ponte de Lima, aliando os valores naturais da Área Protegida às novas tecnologias.

Uma das ações deste projeto passa pela criação de 4 Espaços de Aprendizagem Personalizada: Ciência 3.0 + Educação 4.0 nos 4 Agrupamentos de Escolas do concelho de Ponte de Lima que pretendem envolver toda a comunidade educativa em novos processos de ensino e aprendizagem, com pedagogias avançadas, proporcionando um impacto positivo nos alunos, ao nível das competências, atitudes, valores e aproveitamento.

Tendo sido já iniciado, com o apoio dos técnicos do Serviço Área Protegida, um trabalho com os alunos do 3º ciclo, sobre o tema ‘Alterações Climáticas’, com a atribuição de um subtema a cada um dos 4 agrupamentos de escolas, pretende-se, com esta aula digital interativa, via Skype, a partir da Área Protegida, dar a conhecer aos alunos envolvidos o valor ambiental das Lagoas de Ponte de Lima, um grande projeto de conservação da natureza, de construção social e desenvolvimento rural e territorial, bem como demonstrar a importância das Zonas Húmidas, à escala mundial, que nos ajudam a preparar, enfrentar e a reverter os impactos causados pelas alterações climáticas.

Urge sensibilizar a população para a importância destes habitats singulares e das espécies de fauna e flora a eles associados, bem como para a relevância dos bens e serviços ambientais prestados pelas zonas húmidas, que continuam sob forte ameaça, em resultado de determinadas atividades humanas.

 

Confira os horários da aula digital, para alunos do 7.º ano, da próxima segunda-feira:

12h45 às 13h30 – EB António Feijó
14h25 às 15h05 – EB Arcozelo
15h10 às 16h00 – EB Correlhã e EB Freixo (em simultâneo)

Fonte: Município de Ponte de Lima
1 de fevereiro de 2019

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões