Exposição de Presépios

 

Exposição de Presépios


No Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima, de 30 de Novembro de 2018 a 6 de Janeiro de 2019

 

 

O Museu do Brinquedo Português assinala a quadra natalícia com uma exposição alusiva à celebração do nascimento de Jesus.

Trata-se de uma exposição que apresenta uma diversidade de presépios ímpares e originais, elaborados nos mais variados tipos e tamanhos, com diversificados materiais, autênticas raridades e obras de arte, alguns com genuínas miniaturas, outros parecidos com os tradicionais e mais clássicos, outros mais irreverentes, mas todos eles criados com muito empenho e dedicação.

Uma variedade de presépios elaborados pelas instituições com valências para idosos – IPSS’s – do concelho de Ponte de Lima, designadamente o Centro Social e Paroquial Santa Maria dos Anjos, Casa de Caridade Nossa Senhora da Conceição, Centro Comunitário de Refoios, Centro Paroquial e Social da Correlhã, Centro Paroquial e Social de Calheiros, Centro Paroquial e Social de Beiral do Lima, Centro Paroquial e Social de Fornelos, Centro de Dia de Vitorino dos Piães, Centro Paroquial e Social de Santa Cruz do Lima, Centro Paroquial e Social de Rebordões de Santa Maria, Centro Paroquial e Social de S. Martinho da Gandra, ALTI – Cepões, Lar Casa de Magalhães, Centro Paroquial e Social de Fontão e Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, que se empenharam e criaram sinergias para enriquecer esta exposição com sublimes trabalhos.

A exposição conta também com inúmeros presépios oriundos da coleção particular do Sr. Padre Jorge Ramos, que vão deleitar os amantes deste género de arte pela sua preciosidade, singularidade, originalidade, autenticidade, inovação e raridade.

Complementarmente exibe-se ainda um conjunto de fotografias associadas à temática da natividade incluindo figuras em barro policromo da escola Machado de Castro, presépios de Estremoz - classificados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela produção dos "Bonecos de Estremoz", em barro, uma arte popular com mais de três séculos – entre outas imagens de notáveis presépios.

A mostra inaugura-se no dia 30 de novembro de 2018, pelas 16h, na Sala de Exposições Temporárias e fica patente até 06 de janeiro de 2019.

Para saber mais sobre o Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima clique AQUI

 

Para mais informações:

Museu do Brinquedo Português

Casa do Arnado

Largo da Alegria

4990-154 Arcozelo - Ponte de Lima

Telefone: 258 240 210

E-mail: mbp.geral@museuspontedelima.com

Facebook: https://www.facebook.com/museudobrinquedoportugues/

 

Fonte: Município de Ponte de Lima

27 de novembro de 2018

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões