Município de Ponte de Lima homenageia João Gomes de Abreu de Lima com atribuição de Topónimo

 

Município de Ponte de Lima homenageia João Gomes de Abreu de Lima com atribuição de Topónimo


Presidente da Câmara Municipal entre 1977 e 1985 – Um dos maiores vultos da vida política e social de Ponte de Lima

 

 

Texto: Município de Ponte de Lima
Fotografias: Amândio de Sousa Vieira

 

O Município de Ponte de Lima homenageou o primeiro presidente da Câmara eleito após o 25 de abril, o Dr. João Gomes de Abreu de Lima, com atribuição do seu nome a uma praceta situada junto à Escola Secundária de Ponte de Lima.

Esta praceta fica na interceção das ruas Dr. Ferreira Carmo e Dr. Luís Gonzaga e passou a ter um novo topónimo desta figura de grande relevo para a sociedade limiana. Oriundo de uma família tradicionalmente relacionada com Ponte de Lima, João Gomes de Abreu de Lima, nasceu a 4 de julho de 1922 em Angola, “onde a família, por força das circunstâncias, tinha fixado residência, tendo regressado de vez a Ponte de Lima no Verão de 1927, instalando-se na Casa do Antepaço.”

Na juventude e na sua passagem por Coimbra, onde permaneceu durante a década de 40, estudou e praticou desporto, ingressando na Associação Académica, com destaque para as muitas modalidades desportivas que praticava, tendo conquistado o título de campeão nacional de atletismo.

Como Presidente e Vereador da Câmara Municipal de Ponte de Lima, bem como Presidente da Assembleia Municipal, reuniu consensos, tendo sido considerado um paradigma de cidadania. Autor da campanha “Ponte de Lima uma Vila a proteger e a reabilitar”, soube preservar e promover a herança cultural do concelho.

João Abreu de Lima não só serviu Ponte de Lima com inteira disponibilidade, como participou ativamente na política nacional, onde foi Deputado à Assembleia da República, eleito pelo CDS – Partido Popular, tendo feito parte da Comissão da Administração Interna e do Poder Local e subscrito iniciativas legislativas tão diversas como as Leis de Bases da Regionalização e do Sistema Educativo, a regulamentação do Direito do Trabalho, as Finanças Locais, o Serviço Nacional de Saúde, as Associações Nacionais e Regionais de Municípios, os Códigos do Processo do Trabalho, do Direito de Autor e do Registo Predial, entre outras. Empreendedor e visionário foi um dos fundadores da TURIHAB – Associação do Turismo de Habitação, tendo sido a sua Casa do Outeiro, a primeira no país abrir as portas ao Turismo de Habitação.

A nível profissional, entre outras ocupações, foi Delegado do Instituto Nacional do Trabalho na Ilha da Madeira e Administrador e Diretor Geral da Companhia de Celulose do Ultramar Português, em Angola e depois da CELNORTE – Celulose do Norte, SARL.

Falecido em 2016, com 93 anos de idade, o Dr. João de Abreu de Lima foi homenageado pela Câmara Municipal de Ponte de Lima através da atribuição do topónimo “Praceta Dr. João Gomes de Abreu de Lima”, tendo a cerimónia de descerramento da respectiva placa decorrido no local, em frente à Escola Secundária de Ponte de Lima, em 26 de Outubro de 2018.

 

Para saber mais sobre João Gomes de Abreu de Lima clique AQUI

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões