“A Casa Circular”, de Madalena Rocha

 

“A Casa Circular”, de Madalena Rocha


 

Foi apresentado no dia 22 de outubro, no auditório dos Paços do Concelho, em Ponte de Lima, o livro “A Casa Circular”, da autoria da escritora limiana Madalena Rocha, uma obra que considera ser uma novela semiautobiográfica, que decorre em Portugal em 1966 e descreve o olhar da autora, pelo quotidiano, quando tinha 7 anos de idade.

A introdução esteve a cargo do filho da autora, o Dr. José António Fernandes, tendo o Município de Ponte de Lima estado representado pelo Vereador Dr. Paulo Sousa. Houve ainda lugar para um momento musical pelo “Grupo da Missa das 11”.

A autarquia, através da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, tem vindo a promover e apoiar o lançamento de obras de autores limianos, dando a conhecer melhor estes escritores, estimulando assim a produção literária e o gosto pela leitura.

Paulo Sousa realçou que esta apresentação era “um momento de partilha coletiva, de uma memória que faz parte de muitos dos presentes, por esta obra refletir uma outra época e um outro espaço”. Perante o desafio feito à autora para divulgar o livro nas escolas, o Vereador reforçou que seria importante “dar a conhecer esta obra aos jovens, pois têm que aprender cada vez mais elementos sobre a nossa identidade local, sobre a nossa história, sobre o nosso património, pois é o que vai servir de âncora no futuro, num mundo cada vez mais globalizado.” “Tudo o que nós deixarmos como legado imaterial é extremamente essencial para que no futuro possamos conhecer melhor a nossas origens” finalizou.

Madalena Rocha nasceu em 1959 na freguesia de Estorãos do concelho de Ponte de Lima.

Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Inglês e Alemão, pela Universidade do Porto.

Pós-graduou-se em Estudos Norte-Americanos.

É casada e tem dois filhos.

23 de outubro de 2018
Fonte: Município de Ponte de Lima

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões