Ponte de Lima recebe sede da ITER VITIS – Os Caminhos da Vinha

 

Ponte de Lima recebe sede da ITER VITIS – Os Caminhos da Vinha


Inauguração da Sede Portuguesa, em Ponte de Lima, e Seminário 

 

 

No dia 4 de março, pelas 12h15, será inaugurada a Sede Portuguesa da Rede Iter Vitis, no CIPVV - Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde.

No dia 5 de março realiza-se o I Seminário do Iter Vitis Portugal, que decorrerá no auditório da Câmara Municipal.

O Iter Vitis consiste numa Rota Cultural dos Caminhos da Vinha na Europa, classificada como Itinerário Cultural do Conselho Europeu, cujo objetivo principal é a promoção do património cultural, histórico e paisagístico associado ao vinho de qualidade.

Em Ponte de Lima, os Caminhos de Santiago servirão de percurso da Rota Iter Vitis, bem como o Albergue dos Peregrinos que serviria de “Domus da Rede Iter Vitis – Os Caminhos da Vinha”. O objetivo passa pelo desenvolvimento do enoturismo através da valorização do património cultural, material e imaterial, da gastronomia e do nosso território associado à vinha e ao vinho.

O programa conta com a presença de Emanuella Panke, Secretária Geral da Iter Vitis, de José Maria Juan Alonso, da Iter Vitis Espanha, de José Arruda, Secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho e de outras individualidades que abordarão o Caminho de Português de Santiago e o Caminho Religioso de Fátima.

 

Programa do Seminário – Dia 5 de Março: 

09:30 Horas - Abertura de Seminário – Victor Mendes - Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima

10:00 Horas - Apresentação da Associação Iter Vitis - Emanuella Panke

10:30 Horas - Apresentação da Associação Iter Vitis de Espanha -  José Maria Juan Alonso

11:00 Horas - Intervalo para Café

11:15 Horas - O Caminho Português de Santiago – Eng. João Abreu Lima

11:45  Horas - Caminho Religioso de Fátima – a designar

12:00 Horas - Cittá del Vino - Paolo Benvenuti

12:30 Horas – Encerramento - José Arruda - Secretário-Geral da AMPV

 

Ponte de Lima, 28 de fevereiro de 2018
Município de Ponte de Lima

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões