Cinema História recupera legado de Jacqueline Kennedy Onassis

 
« Retroceder

Cinema História recupera legado de Jacqueline Kennedy Onassis


 

A primeira edição de 2018 do Cinema História – rubrica de pendor lúdico-didático dinamizada pela Biblioteca Municipal de Ponte de Lima – evoca o essencial da vida de Jacqueline Kennedy Onassis que, no papel de primeira-dama dos Estados Unidos da América durante a administração Kennedy, logrou renovar o orgulho nacional e transformar a imagem da jovem nação democrática aos olhos do mundo. Refinada e criadora de tendências, a sempiterna esposa do emblemático John Fitzgerald Kennedy elevou a Casa Branca a uma poderosa referência estético-cultural, conservando-se, ainda hoje, como uma das mulheres mais reverenciadas de sempre.

Inevitavelmente ligada aos fatídicos acontecimentos de Dallas, o Cinema História propõe assim o mais recente drama biográfico – “Jackie” – essencialmente centrado no magnicídio de 22 de novembro de 1963 e no período que se segue ao falecimento do 35.º presidente norte-americano. Uma oportunidade para rever o percurso de Jacqueline Kennedy Onassis – interpretada por Natalie Portman – em três momentos chave que permitem conhecer um pouco mais da personalidade de uma das figuras icónicas da segunda metade do século XX.

Como habitualmente, o filme disponível para empréstimo terá como complemento informativo um livreto com a biografia de Jacqueline Kennedy Onassis.

Visite a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima e deixe-se seduzir por uma mulher inspiradora, cujo legado o tempo se encarregou de perpetuar.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões