Rúben Brandão – Quadras e Outras Poesias

 

Rúben Brandão – Quadras e Outras Poesias


Apresentação: 16 de Janeiro de 2018, terça-feira, às 18 horas, no Auditório Municipal de Ponte de Lima

 

 

Vai ser apresentado no próximo dia 16 de Janeiro, terça-feira, às 18 horas, no Auditório Municipal de Ponte de Lima, o primeiro livro do Poeta Limiano Rúben Brandão, com selecção, prefácio e notas de Cláudio Lima e edição do Município de Ponte de Lima.

Rúben Brandão nasceu na freguesia de Brandara, concelho de Ponte de Lima, em 16 de Janeiro de 1947, e faleceu no Porto, em 10 de Setembro de 2001. Faria 71 anos de idade no dia em que vai ser apresentado este livro.

 

“Em vida, Rúben Brandão publicou muitos dos seus textos em diversas publicações periódicas, como Cardeal Saraiva, O Povo do Lima, Aurora do Lima, Notícias de Viana, Jornal de Vila do Conde, A Voz do Ave, A Voz de Lamego, A Voz de Trás-os-Montes, Jornal de Notícias, desde o final dos anos de 1960. Porém, muitos mais textos deixou inéditos e devidamente organizados. Natural conhecedor dos autores limianos, como António Feijó e tantos outros – a este respeito, é elucidativo o catálogo da sua biblioteca particular –, Rúben Brandão demonstra ser um leitor bastante enciclopédico, cujos interesses vão da literatura à filosofia e à história. Revela-se sobretudo um homem de olhar atento e delicado, positivo e solidário”.
José Cândido de Oliveira Martins, in Revista LIMIANA n.º 25, de Dezembro de 2011.

 

Depois da evocação e homenagem que lhe foi prestada na Revista LIMIANA n.º 25, de Dezembro de 2011, este livro vem contribuir para que o seu nome seja definitivamente resgatado do esquecimento.

Saber mais sobre Rúben Brandão

 

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões