Exposição e palestra evocativas dos 500 anos da Reforma Protestante

 

Exposição e palestra evocativas dos 500 anos da Reforma Protestante


 

A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima (BMPL) inaugura na próxima segunda-feira, 6 de novembro, pelas 18h00, a exposição evocativa “Martinho Lutero: o Reformador e a Reforma 500 anos depois”.

Trata-se de uma mostra biobibliográfica com 14 painéis que, além da reprodução das 95 teses afixadas na porta da igreja do castelo de Vitemberga a 31 de outubro de 1517, recupera o essencial da vida do monge alemão, revisita a sua inovadora visão teológica e expõe os traços fundamentais da renovação pedagógica de Lutero - defensor de uma educação universal, gratuita e obrigatória.

Além das telas informativas, a exposição comemorativa dos 500 anos da Reforma Protestante inclui a exibição de 25 obras inéditas de Martinho Lutero cedidas por Adalberto Hiller – diretor administrativo da Unidade de Ponte de Lima da Universidade Fernando Pessoa -, que, no dia da inauguração, orientará uma palestra dedicada a um dos episódios mais marcantes da história do cristianismo.

A mostra “Martinho Lutero: o Reformador e a Reforma 500 anos depois” estará patente ao público na varanda interior da BMPL até ao dia 31 de dezembro.

 Ponte de Lima, 3 de novembro de 2017

Município de Ponte de Lima

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões