Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais

 

Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais


Ponte de Lima, de 9 a 11 de junho, na Expolima  

 

A 27.ª Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais de Ponte de Lima abre no dia 9 de junho, às 15h30, na Expolima, tendo como convidado de honra o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

Ex-libris da identidade do concelho e da região, a Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais renasce ano após ano, sendo um evento que promove o Vinho Verde e seus produtores.

A área de vinha do concelho está distribuída por mais de dois mil produtores. E a expansão vegetativa, nas suas diversas formas de condução, ocupa uma área de quase 35 mil hectares, correspondendo a 15% da área vitícola nacional.

O solo, o clima e as castas - Vinhão nos tintos, e Loureiro nos brancos – são o segredo dos aromas refrescantes e frutados, que tão bem caraterizam o paladar do Vale do Lima.

Organizada numa parceria entre o Município de Ponte de Lima, a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Escola Superior Agrária (IPVC), esta Festa faz rumar todos os anos milhares de visitantes à região, quer para se estrearem, quer para repetirem esta experiência gastronómica única, que nem só de vinho é feita.

A 27.ª edição da Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais conta no seu programa com concursos de Vinho Verde, de Leite-creme, e Regional de Ensino, assim como com vários showcookings e degustações.

“A Noite do Vinhão", sexta-feira 9 de junho, recebe às 22h00 "Zé Amaro" no recinto da Expolima. No sábado, dia 10 de Junho, também às 22h00, o destaque vai para a fadista "Carminho", cuja voz preenche a "Noite do Loureiro", num concerto gratuito, no mesmo local.

Para mais informação aceda a visitepontedelima.pt, ou à página de facebook da Festa do Vinho Verde.

 

Programa  

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões