Sarrabulho de Ponte de Lima: A Gastronomia da Tradição

 

Sarrabulho de Ponte de Lima: A Gastronomia da Tradição

 

O livro “Sarrabulho de Ponte de Lima: A Gastronomia da Tradição | The Gastronomy of Tradition”, editado pelo Município de Ponte de Lima, em Fevereiro de 2011, resultou de uma parceria firmada entre o Politécnico de Viana, a Câmara Municipal de Ponte de Lima e a Associação Concelhia das Feiras Novas, sendo o primeiro contributo consolidado numa recolha de testemunhos e num trabalho de pesquisa que tem como objectivo a qualificação do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima.

Publicado em edição bilingue (português e inglês), o livro está dividido em três grandes capítulos:

  • Testemunhos;
  • O Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima;
  • O Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima e os seus Ingredientes.

No primeiro capítulo estão reunidos os testemunhos de Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima; de António Manuel Couto Viana, poeta e encenador; de João Castro Caldas, Professor Catedrático do Instituto Superior de Agronomia; do Eng.º Daniel Campelo, anterior Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima; da Direcção da Confraria do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima; de Franclim Castro Sousa, Presidente da Direcção da Associação Concelhia das Feiras Novas; de Luís de Sousa Dantas, Escritor; de Francisco de Calheiros, Presidente da Direcção da ADRIL – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Lima; de Hélio Loureiro, Chef, especialista em Gastronomia; de António Luís Cerdeira, da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes; e de Rui Teixeira, Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Estes testemunhos fazem uma contextualização do arroz de sarrabulho tendo em conta aspetos como a área económica, social e cultural.

O segundo capítulo aborda a origem e tradição do arroz de sarrabulho, a restauração e as receitas tradicionais.

Por fim, o terceiro capítulo debruça-se sobre o Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima e seus ingredientes: as carnes, o sangue, as vísceras, os enchidos, as belouras, os condimentos e os acompanhamentos.

Este livro foi produzido sob a coordenação de Nuno Vieira e Brito, ex-Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, juntamente com Ana Paula Vale, docente da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, apoiados por uma equipa técnica que integrava Eduarda Oliveira e Gabriela Candeias; a fotografia é de Amândio de Sousa Vieira; a coordenação editorial é de Ovídio de Sousa Vieira; a tradução é de Chloe Parrott e o design gráfico de Ângela Calheiros.

De salientar ainda que o livro “Sarrabulho de Ponte de Lima: A Gastronomia da Tradição | The Gastronomy of Tradition” venceu a primeira fase da edição de 2011 do concurso Gourmand World Cookbooks Awards, na categoria de Cozinha Local, como livro português, tendo disputado a final desta competição, realizada anualmente em Paris.

Segundo a organização do evento, que também realiza a Paris Cookbook Fair, são publicados todos os anos mais de 26 mil livros de cozinha em todo o mundo, razão principal da concretização deste concurso. Na edição de 2011, concorreram mais de 8 mil obras literárias, representando 154 países. Os livros competem primeiramente ao nível da língua e na respetiva categoria, seguindo os ganhadores na competição pelo título de “O Melhor do Mundo (The Best in the World)”.

  

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões