Julho

Julho


 

Dia 1

 

Nasce, em 1948, na vila de Ponte de Lima, José Manuel Dantas de Melo (Micamé) – Artista autodidacta; Fotógrafo.

Começou, desde jovem, a dedicar-se à arte na área da escultura, tendo exposto com regularidade, a partir de 1970, em Ponte de Lima, Viana do Castelo, Porto e Lisboa os seus trabalhos plásticos esculpidos em madeira.

Nos últimos anos da sua vida dedicou-se à fotografia, explorando esta arte de uma forma mais poética, através do retrato social, eternizando as figuras típicas da sociedade.

Faleceu em Ponte de Lima, a 13 de Fevereiro de 1975.

Saber mais

 

Dia 2

 

Nasce, em 1771, na freguesia de S. Gonçalo de Amarante, o Coronel Francisco Pereira Peixoto Ferraz Sarmento – Governador Militar de Ponte de Lima durante a 2.ª Invasão Francesa; Fidalgo da Casa Real; Cavaleiro da Ordem de Cristo; Intendente da Companhia do Alto Douro; Autor de uma curiosa Memória Histórica.

Faleceu na sua casa da rua do Souto, em Ponte de Lima, em 12 de Agosto de 1822. (1)

 

Dia 4

 

Morre, em 1849, no Porto, Sebastião Correia de Sá e Meneses – Marquês e Conde de Terena; Visconde de S. Gil de Perre; Primeiro Senhor da Vila de Bertiandos.

Nasceu em Estarreja, em 20 de Fevereiro de 1766.

 

Nasce, em 1922, no Moxico, em Angola, o Dr. João Gomes de Abreu de Lima, um dos maiores Vultos da vida política e social de Ponte de Lima, com um notável percurso de vida, em que se destacam os seguintes cargos e funções:

Secretário-Geral da CCUP – Companhia de Celulose do Ultramar Português, instalada no Alto Catumbela, em Angola;

Administrador da mesma Companhia, em Lisboa, em acumulação com o cargo de Director-Geral no Alto Catumbela;

Vice-Presidente do Conselho de Administração da mesma Companhia;

Administrador da Algodoeira Agrícola de Angola;

Membro do Conselho de Administração da CELNORTE – Celulose do Norte, SARL;

Deputado pelo círculo de Viana do Castelo durante quatro legislaturas consecutivas, a partir de 1976;

Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima durante três mandatos consecutivos, a partir de 1976, cargo que exerceu em acumulação com os mandatos de deputado;

Pioneiro do Turismo de Habitação em Portugal;

Um dos fundadores da TURIHAB – Associação do Turismo de Habitação.

Em 1963, foi condecorado pelo Presidente da República com a Comenda do Mérito Industrial, em reconhecimento da sua actuação nos cargos que desempenhou na CCUP – Companhia de Celulose do Ultramar Português.

Em 1997, foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal Autárquico atribuída pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, em Reunião Ordinária de 27 de Janeiro desse ano.

Faleceu em Ponte de Lima, em 16 de Janeiro de 2016. (2)

Saber mais

 

Dia 6

 

Nasce, em 1882, na vila de Ponte de Lima, o Cónego António Miranda de Magalhães – Sacerdote missionário; Vigário-Geral da Guiné; Escritor; Professor.

Faleceu em Lisboa, a 18 de Maio de 1938. (1)

 

Morre, em 1933, na Amadora, Delfim Guimarães (Delfim de Brito Guimarães) – Escritor e Poeta prestigiado.

Nasceu na cidade do Porto, a 4 de Agosto de 1872.

 

Dia 7

 

Nasce, em 1848, em São Paulo, Brasil, Francisco de Paula Rodrigues Alves – Filho de Domingos Rodrigues Alves, natural da freguesia da Correlhã, Ponte de Lima; Presidente da República do Brasil por duas vezes.

Faleceu no Rio de Janeiro, a 16 de Janeiro de 1919, não chegando a tomar posse como novo Presidente do Brasil, para que havia sido reeleito no ano anterior. (1)

 

Dia 8

 

Morre, em 1855, na sua residência no edifício do antigo Convento de Vale de Pereiras, em Arcozelo, Ponte de Lima, o Brigadeiro Manuel Eleutério Malheiro – Militar liberal.

Foi um dos “Bravos do Mindelo”; Participou na defesa da invicta cidade do Porto; Combatente na Guerra de Montevideu; Governador de Angola.

Foi-lhe conferida a dignidade de Cavaleiro da Ordem da Torre e Espada; foi agraciado, por bravura em combate, como Oficial e depois como Comendador; e distinguido com a Cruz de Primeira Classe da Ordem Nacional e Militar de S. Fernando, de Espanha e a de Comendador da Ordem Militar de S. Bento de Aviz.

Nasceu em Ponte de Lima, a 23 de Maio de 1793. (1)

 

Dia 10

 

Nasce, em 1848, na vila de Ponte de Lima, o Doutor Alfredo da Rocha Peixoto – Lente da Universidade de Coimbra.

Faleceu em Coimbra, a 2 de Agosto de 1904. (1)

 

Dia 11

 

Morre, em 1571, Frei Pedro da Carnota – Frade Franciscano; Guardião do Convento de Santo António de Ponte de Lima, fundado em 1480 por D. Leonel de Lima. (1)

 

Dia 12

 

Nasce, em 1952, em Ponte de Lima, José Manuel Pinto Armada – Conceituado artesão na arte da latoaria ou funilaria aplicada à luminária.

As peças produzidas na sua oficina, nomeadamente soberbas molduras de espelhos e imponentes obras de luminária com predominância do rendilhado floral, estão espalhadas por enormes salões solarengos de Portugal e de outras vetustas casas de Espanha, França, Reino Unido e América.

É também o autor da coroa da estátua erigida em Ponte de Lima à Rainha D. Teresa, do Escultor Luís Valadares.

Faleceu em Ponte de Lima, a 20 de Agosto de 2011. (3)

 

Dia 13

 

Nasce, em 1678, em Fontão, Ponte de Lima, Cristóvão Pereira de Abreu – Militar e Comerciante de Gado no Brasil; Tropeiro; Um dos principais contribuintes para a integração territorial do Rio Grande do Sul no Brasil.

Faleceu em 1755, na vila de Rio Grande, no decurso da expedição realizada com o objectivo de definir com exactidão a fronteira entre os territórios dominados por Portugal e Espanha naquela área sul-americana, no âmbito do Tratado de Madrid, de 1750. (1)

 

Morre, em 1963, em Lisboa, o Almirante Tito Augusto de Morais – Militar e Político prestigiado.

Nasceu em S. Faustino, Peso da Régua, a 11 de Fevereiro de 1880.

 

Dia 14

 

Nasce, em 1878, na vila de Ponte de Lima, Salvato Feijó (Salvato de Meneses de Castro Feijó - Salvareno) – Dramaturgo e Poeta com obras publicadas sob o pseudónimo Salvareno.

Era sobrinho, pelo lado paterno, do Poeta António Feijó. Na opinião de António Manuel Couto Viana, Salvato Feijó é um dos mais lídimos poetas da Ribeira-Lima.

Foi distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a duas artérias de Ponte de Lima (Rua Salvato Feijó e Beco de Salvareno).

Faleceu a 18 de Abril de 1959. (1)

 

Dia 15

 

Nasce, em 1725, na vila de Ponte de Lima, Manuel de Figueiredo – Poeta da Arcádia; Autor consagrado no género “Teatro”.

Recebeu o Hábito da Ordem de Cristo e viveu celibatário.

Faleceu em Lisboa, a 27 de Agosto de 1801. (1)

Saber mais

 

Dia 17

 

Morre, em 2008, César do Nascimento Esteves Pereira – Professor; Educador; Responsável pela 11.ª Biblioteca Itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian.

Nasceu na vila de Ponte de Lima, em 2 de Março de 1930.

 

Dia 18

 

Morre, em 1958, no Porto, o Dr. Carlos de Passos – Historiador; Investigador Regionalista; Escritor.

Nasceu no Porto, a 24 de Dezembro de 1890.

 

Dia 20

 

Nasce, em 1907, em Luanda, Angola, o Dr. António Vieira Lisboa (António da Silva Gouveia Vieira Lisboa) – Jurista; Poeta lírico conceituado.

Do ponto de vista temático, sobressai na sua criação poética o lirismo amoroso e o lirismo celebrativo da encantatória paisagem limiana, com destaque para o rio Lima.

Era filho do Conselheiro António Augusto Vieira Lisboa.

Faleceu na sua Casa da Garrida, em Ponte de Lima, a 13 de Junho de 1968. (1)

 

Dia 27

 

Morre, em 1960, em Lisboa, Alfredo Cândido – Reputado caricaturista.

Nasceu em Arcozelo, Ponte de Lima, a 27 de Janeiro de 1879.

 

Dia 28

 

Morre, em 1963, no Porto, o Conselheiro António Ferreira – Magistrado; Escritor; Poeta.

Nasceu na Quinta da Mó, em Ponte de Lima, a 8 de Dezembro de 1885.

 

Dia 31

 

Nasce, em 1885, na vila de Ponte de Lima, o Doutor Feliciano Guimarães (Feliciano Augusto da Cunha Guimarães) – Médico; Professor Catedrático da Universidade de Coimbra; Escritor.

Distinguiu-se ainda como fundador do Laboratório de Hidrologia e Climatologia da Faculdade de Medicina; como director do Instituto de Investigação Científica de Farmacologia; como fundador de várias revistas na área da saúde; como artista, com trabalhos de relevo na modalidade de aguarela, nos quais registou com mestria as paisagens e as gentes da sua terra natal; e como crítico de arte.

Foi distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma artéria de Ponte de Lima (Praceta Professor Feliciano Guimarães).

Faleceu a 14 de Dezembro de 1959, em Coimbra, tendo ficado sepultado no Cemitério da Conchada, desta cidade. (1)

 

 

 

Notas

(1) Fonte: FIGURAS LIMIANAS, Edição do Município de Ponte de Lima, 2008

(2) Fonte: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 35, de Dezembro de 2013

(3) Fonte: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 25, de Dezembro de 2011

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões