Março

Março


 

 

Dia 2

 

Morre, em 1929, no Paço de Calheiros, em Ponte de Lima, Francisco Lopes de Calheiros e Meneses – 1.º Conde de Calheiros.

Nasceu em Calheiros, Ponte de Lima, a 12 de Abril de 1856. (1)

 

Nasce, em 1930, na vila de Ponte de Lima, César do Nascimento Esteves Pereira – Professor; Educador; Responsável pela 11.ª Biblioteca Itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian.

Foi Professor do Ensino Primário nas freguesias da Correlhã e de S. Pedro de Arcos e na vila de Ponte de Lima, onde ficou conhecido como Professor Esteves.

Distinguiu-se especialmente pela sua dedicação, durante mais de trinta anos, à Biblioteca Itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian, uma das iniciativas mais felizes desta Fundação, que fazia chegar o livro às aldeias mais recônditas o País, nomeadamente a todas as freguesias do concelho de Ponte de Lima.

Com o seu saber e dedicação, o Professor Esteves cativou várias gerações de jovens para a leitura, orientando-os na escolha dos livros, conforme as suas idades e preferências.

Faleceu a 17 de Julho de 2008. (7)

 

Dia 3

 

Morre, em 1675, o Doutor Manuel Pereira de Melo – Eclesiástico; Lente de Teologia.

Nasceu em Bertiandos, Ponte de Lima, onde foi baptizado a 10 de Março de 1618.

 

Dia 5

 

Morre, em 1564, em Goa, o Padre Gonçalo Rodrigues – Missionário Jesuíta no Oriente; Embaixador à Etiópia; Escritor.

Nasceu na Freguesia de Calheiros, Concelho de Ponte de Lima, no primeiro terço do século XVI. (1)

 

Dia 6

 

Morre, em 1806, na sua Quinta do Outeiro, em Fornelos, Ponte de Lima, o Dr. Manuel Gomes de Lima Bezerra – Médico; Cientista; Escritor.
Nasceu em Santa Marina de Arcozelo, Ponte de Lima, a 4 de Janeiro de 1727.

 

Morre, em 1829, o Coronel Inácio Perestrelo Marinho Pereira.
Nasceu na Casa das Regadas, em Arcozelo, Ponte de Lima, a 5 de Outubro de 1787.

 

Nasce, em 1892, em Arca, Ponte de Lima, o Dr. Filinto Elísio de Morais – Grande coleccionador de obras literárias e de obras de arte; Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, por duas vezes: de 1935 a 1937 e de 1952 a 1957.
O seu interesse na recolha de obras com temática limiana levava-o a encomendar trabalhos a pessoas hábeis, como aconteceu com o calígrafo e desenhador Justininho.
Foi ainda Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima.
Foi distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima (Rua Dr. Filinto de Morais).
Faleceu a 29 de Janeiro de 1960. (4)

 

Nasce, em 1906, em S. Julião de Freixo, Ponte de Lima, Laurinda de Carvalho Araújo (Laurinda Fernandes de Carvalho Araújo) – Escritora; Poetisa; Professora do Ensino Básico de inexcedível dedicação.
Foi membro de diversas associações culturais de Portugal e do Brasil; Sócia fundadora da UMATI - Universidade da terceira idade; Mãe de 13 filhos.
Foi distinguida com a Medalha de Prata atribuída pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, em Reunião Ordinária de 9 de Setembro de 1985.
Faleceu na sua terra natal, em 14 de Agosto de 1991. (1)

 

Dia 7

 

Nasce, em 1876, em Moncorvo, Campos Monteiro (Abílio Adriano de Campos Monteiro) – Escritor; Médico; Cidadão interventivo.
Com oito anos, passa a viver em Ponte de Lima, trazido por seu tio materno Júlio César, que aqui exercia funções de Escrivão da Fazenda.
Dedicou a sua vida ao campo das Letras, tendo sido jornalista, romancista, poeta, dramaturgo, tradutor e conferencista.
A sua peça teatral A Promessa é passada em cenário limiano.
Foi co-fundador, juntamente com Ferreira de Castro, da revista Civilização, que se publicou de 1928 a 1937.
Faleceu em S. Mamede de Infesta, a 4 de Dezembro de 1933. (3)

 

Dia 8

 

Nasce, em 1857, na Quinta de Faldejães, em Arcozelo, Ponte de Lima, o Conselheiro António Maria Vieira Lisboa – Magistrado; Presidente do Supremo Tribunal de Justiça.
Faleceu em Lisboa, a 29 de Maio de 1924, tendo sido trasladado para o Cemitério Municipal de Ponte de Lima, onde repousa no jazigo da sua família. (1)

 

Dia 9

 

Morre, em 1941, em Lisboa, Álvaro Feijó – Poeta.
Nasceu em Viana do Castelo, em 5 de Julho de 1916.
Saber mais

 

Dia 10

 

Morre, em 1950, na vila de Ponte de Lima, o Dr. Luís Nogueira (Luís da Cunha Nogueira) – Advogado, Notário, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima e Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, cargos que exerceu com grande dignidade.

Enquanto Presidente da Câmara Municipal, entre 1899 e 1908, demonstrou grandes preocupações com o melhoramento público da vila de Ponte de Lima, ficando o seu mandato assinalado com a edificação da emblemática Avenida dos Plátanos, pérola do passado e do presente, que, no dia da sua inauguração – 8 de Outubro de 1901 –, foi contemplada com a presença do Príncipe D. Luís Filipe.

Foi distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima (Rua Dr. Luís da Cunha Nogueira).

Nasceu na vila de Ponte de Lima, no ano de 1869. (4)

 

 

Dia 12

 

Nasce, em 1620, em S. João da Ribeira, Ponte de Lima, Bento da Costa Tição – Comerciante no Brasil; Grande Benemérito da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima.
Faleceu na freguesia da sua naturalidade a 11 de Dezembro de 1695. (1)

 

Dia 14

 

Morre, em 1815, o Coronel Gonçalo Coelho de Araújo.
Nasceu  na Vila de Ponte de Lima, a 18 de Abril de 1732,.

 

Nasce, em 1864, na freguesia da Ribeira, concelho de Ponte de Lima, o Padre José António Vieira Leitão – Abade Versejador.
Após a ordenação sacerdotal, ocorrida em 1890, paroquiou as freguesias da Correlhã, Rebordões - Santa Maria, Rebordões - Souto, Sá e Santa Comba.
Ficou também conhecido pela sua arte de versejar, cultivando, sobretudo, a sátira, fazendo-o sob o pseudónimo de “Serrano”.
Faleceu em 12 de Janeiro de 1934, na freguesia de Santa Comba. (6)

 

Dia 16

 

Nasce, em 1890, na vila de Ponte de Lima, o Dr. José de Sousa Vieira – Professor do Ensino Secundário; Reitor do Liceu Nuno Álvares, em Castelo Branco; e do Liceu D. Manuel II, no Porto.
Foi Autor de vários livros didácticos dedicados, sobretudo, à gramática francesa e de dicionários de Português-Francês e Francês-Português.
Era irmão do conhecido Actor Tarquínio Vieira.
Faleceu no Porto, a 4 de Abril de 1953. (1)

 

Dia 18

 

Nasce, em 1949, em Ponte de Lima, Gaspar Pacheco Maia (Gaspar José Pacheco de Vilhena Maia) – Poeta.

Deixou um único livro publicado, "Sinais", (1990?) mas várias composições dispersas pela imprensa regional.
Faleceu em Ponte de Lima, em 29 de Setembro de 2017.

 

Morre, em 1981, na vila de Ponte de Lima, o Cónego Manuel José Barbosa Correia – Fundador da Oficina de S. José.
Nasceu em Arcozelo, Ponte de Lima, a 14 de Janeiro de 1893.

Saber mais

 

Dia 19

 

Nasce, em 1882, na Casa das Pereiras, na vila de Ponte de Lima, o Conselheiro António de Magalhães (António de Magalhães Barros de Araújo Queiroz), Visconde de Cortegaça.
Era filho do distinto jurisconsulto Dr. António de Magalhães Barros de Araújo Queiroz, nascido em 19 de Março de 1882, e de sua mulher D. Maria José de Abreu de Lima Pereira Coutinho.
Foi Magistrado; Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça; Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima; Escritor com uma forte relação sentimental com Ponte de Lima; Principal editor dos Almanaques de Ponte de Lima.
Faleceu em Subportela, Viana do Castelo, a 19 de Junho de 1961. (1)

 

Morre, em 1914, em Coimbra, Amélia Janny, Poetisa, filha do limiano António José Marques Correia Caldeira.
Nasceu em Coimbra, a 25 de Fevereiro de 1842.
Saber mais

 

Morre, em 1996, em Ponte de Lima, José Lopes Martins, símbolo da indústria, do comércio e da renovação das instituições de Ponte de Lima.

Nasceu na freguesia da Ribeira, concelho de Ponte de Lima, em 28 de Fevereiro de 1910.

 

Dia 23

 

Morre, em 1619, em Goa, o Padre Sebastião Gonçalves – Missionário Jesuíta na Índia; Cronista da Companhia de Jesus.
Nasceu em Ponte de Lima, cerca de 1556.

 

Nasce, em 1867, na vila de Ponte de Lima, o General José Norton de Matos (José Mendes Ribeiro Norton de Matos) – Militar insigne. Foi agraciado, em 1919, com a Grã-Cruz da Ordem da Torre Espada.
Em 1930, foi proclamado Grão-Mestre da Maçonaria, título a que renunciou em 1935.
Foi também distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima (Rua General Norton de Matos).
Faleceu na vila de Ponte de Lima, a 2 de Janeiro de 1955. (1)

 

Nasce, em 1877, em Marrancos, concelho de Vila Verde, o Dr. Manuel José de Oliveira – Médico.
Foi o fundador do primeiro Instituto Bacteriológico do Distrito de Viana do Castelo, em Ponte de Lima; Administrador do Concelho de Ponte de Lima; Político Republicano; Bibliófilo.
Em 1907, assumiu a direcção do Partido Democrático de Ponte de Lima, onde passou a viver, e onde, chegado o 5 de Outubro, proclamou a República, nos Paços do Concelho.
Faleceu em Braga, em 5 de Janeiro de 1918. (1)

 

Nasce, em 1898, em Arcozelo, Ponte de Lima, Justino Vaz Valente (conhecido desde criança por Justininho) – Desenhador notável; Calígrafo meticuloso; Copista exímio; Excelente cultor da técnica do ponteado; Exemplo perfeito do artista autodidacta.
Ganhou prestígio e notoriedade com as suas obras artísticas, que começaram por ser reconhecidas pelo Dr. Filinto de Morais, grande coleccionador de obras de arte de temática limiana.
O desenho da vila de Ponte de Lima em 1780 é considerado a sua obra-prima.
Trabalhou uma vida inteira apenas por amor à arte.
Foi distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima (Rua do Justininho).
Faleceu em Ponte de Lima, a 17 de Dezembro de 1954. (5)

 

Nasce, em 1937, na freguesia da Correlhã, concelho de Ponte de Lima, José Maria Leitão Carneiro – Emigrante no Brasil; Jornalista; Professor, Pedagogo; Escritor; Poeta; Crítico de Arte.
O expoente máximo da sua obra no Brasil foi a fundação, em 1968, do Centro de Ensino Moderno, em Teresópolis, conceituado colégio que se notabilizou a nível nacional não só pela qualidade do ensino e pelas qualificações dos seus professores, como também pelas suas excelentes instalações e pelo seu desempenho desportivo nas competições escolares nacionais, em múltiplas modalidades.
Foi condecorado com a Medalha George March, da Associação Internacional de Críticos de Arte, da UNESCO. Foi distinguido pelo Estado do Rio de Janeiro com o título de Cidadão Honorário. Foi igualmente distinguido com o título de Cidadão Honorário de Teresópolis. Faleceu no Rio de Janeiro, em 14 de Fevereiro de 2013.
Parte das suas cinzas foram lançadas no Rio Lima, em Ponte de Lima, a 23 de Março de 2013, dia em que completaria 76 anos de idade. (2)
Saber mais

 

Dia 24

 

Nasce, em 1891, na vila de Ponte de Lima, o Dr. Teófilo Carneiro (Teófilo Maciel Pais Carneiro) – Jurista; Poeta de grande mérito; Político republicano; Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima.
O amor e a celebração das belezas da Ribeira Lima ocupam lugar destacado na sua escrita.
Era considerado um homem de grande carácter e de irrepreensível postura ético-moral.
Faleceu na vila de Ponte de Lima, a 3 de Agosto de 1949, em cujo cemitério se encontra sepultado. (1)

 

Morre, em 1959, na sua casa de sempre, na rua do Souto, na vila de Ponte de Lima, o Dr. Francisco Malheiro – Jurista; Polemista; Investigador Regionalista.
Nasceu na cidade de Viseu, a 2 de Maio de 1891.

 

Dia 25

 

Nasce, em 1921, em Viana do Castelo, Rui Feijó (Rui Maria Malheiro de Távora de Castro Feijó) – Figura de destaque a nível nacional, regional e municipal.

Era sobrinho-neto de António Feijó, sobrinho direito de Salvato Feijó, escritores naturais de Ponte de Lima, e irmão do Poeta Álvaro Feijó.

Foi o primeiro Presidente da Câmara Municipal de Lousada após o 25 de Abril.

Distinguiu-se como um dos mais destacados pensadores e activistas do seu tempo, contribuindo em larga escala para a promoção da Cultura, tendo sido o primeiro Delegado Regional de Cultura do Norte.

Em 1986 foi condecorado, por Mário Soares, com a Ordem da Liberdade, e em 2001 foi agraciado pela Câmara Municipal de Lousada com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal.

Faleceu na Casa de Vilar de Lousada, em 15 de Maio de 2008.

 

 

Dia 31

 

Morre, em 1681, Frei Lopo Pereira de Lima – Cavaleiro da Ordem de Malta; Balio de Leça; Prior do Crato; Militar na Guerra da Restauração.
Nasceu em Bertiandos, Ponte de Lima, onde foi baptizado em 9 de Dezembro de 1614. (1)

 

Morre, em 1920, em Ponte de Lima, José Pedro de Lima Calheiros – Bibliotecário e Conservador da Biblioteca Pública Municipal do Porto.
Nasceu na freguesia do Salvador de Souto de Rebordões, Ponte de Lima, a 13 de Maio de 1845.

 

 

Notas

(1) Fonte: FIGURAS LIMIANAS, Edição do Município de Ponte de Lima, 2008

(2) Fontes: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 26, de Fevereiro de 2012, e n.º 33, de Junho de 2013

(3) Fontes: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 28, de Junho de 2012, e Wikipédia

(4) Fonte: TOPÓNIMOS DA VILA - PONTE DE LIMA; Autor: António Barbosa; Edição do Município de Ponte de Lima, 2016

(5) Fontes: FIGURAS LIMIANAS, Edição do Município de Ponte de Lima, 2008, e TOPÓNIMOS DA VILA - PONTE DE LIMA; Autor: António Barbosa; Edição do Município de Ponte de Lima, 2016

(6) Fonte: O ANUNCIADOR DAS FEIRAS NOVAS n.º 26, do ano de 2009.

(7) Fonte: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 8, de Junho de 2008

 

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões