Exposição

Exposição

De 4 a 25 de Maio, na Torre da Cadeia Velha, em Ponte de Lima

 

 

O Município de Ponte de Lima inaugurou no dia 4 de maio, na Torre da Cadeia Velha, uma exposição de pintura da autoria da jovem limiana, Rita Sá Lima.

Esta exposição tem como ponto de partida “um poema escrito pela mãe da autora, e que dá o título à exposição “Quantos Dias Fui Feliz Quantos Serei”. Reflete emoções, vivências – sofrimento, felicidade e procura. Reflete uma viragem, um ponto de partida.”

Rita Sá Lima, artista plástica, é licenciada em Artes Plásticas e mestre em pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Trabalha numa linguagem criada a partir do desenho cego, no qual são feitos os movimentos percetivos do objeto, sem olhar para o suporte, que posteriormente alia à pintura, onde a cor e a gestualidade tomam o papel principal.

Já participou em diversas exposições coletivas, e já expôs individualmente, tendo recebido duas menções honrosas, nomeadamente no XXVIII Salão de Primavera 2015 e Galeria de Arte do Casino Estoril.

A pintura da artista limiana Rita Sá Lima, em exposição na Torre da Cadeia Velha, pode ser visitada até 25 de maio, de segunda-feira a domingo, entre as 9h30 e as 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Saber mais sobre a Artista

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões