Património Religioso de Refoios do Lima em exposição no Museu dos Terceiros

 

Património Religioso de Refoios do Lima em exposição no Museu dos Terceiros

De 6 de Abril a 31 de Agosto de 2018

 

 

Está patente ao público no Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, até ao dia 31 de Agosto de 2018, a exposição temporária O Património Religioso de Ponte de Lima: A Freguesia de Refoios do Lima.

Continuando o trabalho iniciado há anos de divulgar o acervo sacro existente no território do atual concelho de Ponte de Lima, o Museu volta-se este ano de 2018 para uma das freguesias mais ricas neste domínio, Refoios do Lima, reflexo da sua história primordialmente associada ao imponente mosteiro que os Cónegos Regrantes de Santo Agostinho aí fizeram erguer no século XII, cujo templo constitui hoje a Igreja Paroquial.

A par desse importante cenóbio, um dos mais impressionantes em todo o vale do Lima, Refoios do Lima foi assistindo ao longo dos séculos à edificação de numerosas capelas, algumas das quais antiquíssimas e que foram dotadas de peças de elevado significado religioso e histórico.

A presente exposição procura assim dar a conhecer ao visitante alguns desses objetos de arte, exemplares que, sobretudo no domínio da pintura e da escultura, testemunham a riqueza artística da freguesia.

Com entrada livre, esta exposição pode ser vista no horário habitual do Museu dos Terceiros, de terça a domingo, das 10h às 12h30 e das 14h às 18h.

Fonte: Município de Ponte de Lima

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões