Recriação Histórica em Ponte de Lima

 

Recriação Histórica em Ponte de Lima


De 28 a 30 de julho de 2017

 Recreação Histórica da Visita do Príncipe D. Luís Filipe a Ponte de Lima, em 1901, e da Inauguração da Avenida com o seu Nome

 

 

 

Nos princípios do Século XX, mais precisamente a 8 de outubro de 1901, o Príncipe Real D. Luís Filipe de Bragança, em visita pelo Norte do país, acompanhado pelo seu aio, Mouzinho de Albuquerque, foi recebido em festa na antiquíssima vila de Ponte de Lima, tendo almoçado nos paços do concelho e seguido, na parte da tarde, para a avenida que estava a nascer, paralela ao Rio Lima, lá para os lados dos Terceiros e da Capela de Nossa Senhora da Guia, a fim de que ela fosse batizada com o seu nome, antes de seguir o seu itinerário que o conduziria a Viana do Castelo.

É este o evento que está na origem da Recriação Histórica que vai agitar as ruas do Centro Histórico de Ponte de Lima, com destaque para a Avenida dos Plátanos, nos próximos dias 28, 29 e 30 de julho.

A Receção ao Príncipe e a Inauguração da Avenida estão reservadas para o dia 30 de julho (domingo), a partir das 17h00, mas sexta e sábado serão igualmente dias muito animados, com diversas representações teatrais e momentos de época, que se esforçarão por transportar os visitantes e curiosos para um tempo já um pouco distante mas ainda com muitos ecos nos dias de hoje, sobretudo entre a comunidade de Ponte de Lima.

 

Para saber mais sobre esta visita do Príncipe D. Luís Filipe a Ponte de Lima clique   AQUI

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões