Animação Sociocultural
Turismo Rural e Desenvolvimento Comunitário

 

Animação Sociocultural
Turismo Rural e Desenvolvimento Comunitário


 

Com coordenação de Franclim Castro e Sousa, José Dantas Lima Pereira e Marcelino de Sousa Lopes, acaba de ser publicada a obra Animação Sociocultural, Turismo Rural e Desenvolvimento Comunitário, que reúne as comunicações apresentadas ao Congresso Internacional organizado pela INTERVENÇÃO – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, que teve lugar em Ponte da Barca, nos dias 28, 29 e 30 de Abril de 2017, sobre esta temática.

Com a organização deste Congresso pretendeu-se fazer uma reflexão em torno da pertinente temática Animação Sociocultural, Turismo Rural e Desenvolvimento Comunitário, com os seguintes objectivos principais:

  • Projetar a Cultura e o Património rural como meio de animação turística;
  • Aprofundar os contributos que a Animação Sociocultural pode conferir no encontrar de metodologias ativas que leve as pessoas a encontrarem o seu autodesenvolvimento dentro dos seus próprios territórios;
  • Repensar o modelo de Formação de Técnicos de Turismo, Animadores Socioculturais, incidindo na necessidade de um perfil de profissional que dinamize projetos turísticos assentes na interação humana, valorização do património e o desenvolvimento rural (levar os agentes locais e os turistas a envolverem-se na história, na tradição local e a tornarem-se eles mesmos cartazes de publicidade ao meio);
  • Valorizar a Animação Turística a partir de investigações e práticas centradas em vivências plurais, partilhas, trocas de experiências, projectos e diferentes trajectos (o que seria uma mais-valia numa localidade onde o tecido social é rico e necessita de estimulo para preserva memórias e tradições que definem a identidade local);
  • Potenciar a Animação Sociocultural, o Turismo Rural , o Património e a Cultura como geradores de emprego, empreendedorismo, eventos e projetos de dinamização local, regional e nacional.

Este Congresso contou com a presença de quarenta especialistas nacionais e internacionais que, nas intervenções publicadas nesta obra, questionaram e opinaram sobre os rumos que a animação sociocultural, o turismo rural e o desenvolvimento comunitário estão a levar.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões